Mais de 13 milhões de crianças sofrem bullying nas escolas por ano. 30% dos estudantes praticam ou sofrem violência nas escolas brasileiras. 1 em cada 5 adolescentes praticam bullying no Brasil. Esses dados tendem a aumentar.
Na maioria das vezes o ato acontece em grupo, que tem como alvo uma única pessoa. E as agressões podem vir desde uma brincadeira sem graça até um ato de violência. Não existe uma tabela que vai dizer se a criança (ou adolescente) vai sofrer bullying. Não existe uma razão. Apenas acontece. Muitas vezes a vítima não conta sobre a situação por medo. E isso se tornou normal. Na nossa sociedade, a falta de comunicação virou um dos maiores problemas nas famílias, onde pais não sabem como seu filho está na escola, se ele tem amigos, se ele tem problemas com algumas crianças, quais são suas notas, etc.
O preconceito é o motivo do bullying. Uma pesquisarelatou que 51% dos estudantes que praticaram esse ato, disseram que não sabem os motivos do porquê fizeram essa prática, apenas uma pequena parte conseguiu explicar as causas do preconceito. Isso nos mostra que é um ato muitas vezes involuntário. Como diria o escritor Gabriel Gallo Fernandes ”Quem bate esquece, e quem apanha lembra”.
A criança que passou por esse preconceito poderá ter sérios problemas com sua identidade, como depressão, auto estima baixa, ansiedade, e diversos outros problemas psicológicos. É necessário estar atento ao bullying, principalmente nas escolas, as vítimas de bullying se não exporem o seu caso talvez não tenham tanto sucesso no futuro como as outras crianças que nunca o sofreram ou eram os agressores. Não silencie, não deixe que a situação se agrave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário